• EFCT Cursos

VANTAGENS E DESVANTAGENS DE INSTALAR UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS

Atualizado: Nov 18

Em momentos de crises hídricas aproveitar água de chuva se torna uma coisa essencial, tanto para o meio ambiente quanto para os proprietários de imóveis.

A água é umas das coisas mais importantes que o ser humano precisa para viver. E existem várias formas de aproveitá-la, como por exemplo, para lavar roupas, quintal, em bacias sanitárias, irrigação de jardins, etc.


Com o sistema de aproveitamento é possível utilizar a água da chuva coletando-a e armazenando para uso futuro em fins não potáveis.


Quando um sistema de águas pluviais é instalado, ele gera diversas vantagens, como as seguintes:

1. ECONOMIA DA CONTA DA ÁGUA

Com uma instalação de sistema de aproveitamento de águas pluviais você reduz a quantidade que utiliza da água potável, economizando na sua conta;

2. EVITA ENCHENTES

As chances de acontecer enchentes tendo um sistema de aproveitamento de águas pluviais instalado é menor, pelo fato de você estar armazenando parte da água que iria para locais como rios e lagos, também reduzindo o impacto no sistema de drenagem urbana;

3. AJUDA EM CRISES HÍDRICAS

Em tempos de seca, como há o armazenamento de água dos períodos chuvosos, pode-se usar o sistema de coleta da água da chuva para ajudar a economizar a água potável, usando-a somente para fins potáveis;

4. DIMINUI O CONSUMO DA ÁGUA POTÁVEL E DOCE

Como uso do sistema de aproveitamento de águas pluviais é possível diminuir o consumo utilizado da água doce e potável para usos desnecessários.

5. SISTEMA SUSTENTÁVEL

Ao instalar um sistema de aproveitamento de água da chuva resultará em benefícios tanto imediatos quanto ao longo prazo, além disso, essa é uma prática sustentável.

Em suma, a melhor opção de se obter um sistema de reaproveitamento de águas pluviais é criando-o no projeto, tendo a ideia dele pronta desde antes da construção da casa. Caso o contrário, o sistema deverá ser adaptado para o imóvel existente, o que torna o custo de implantação desfavorável.

Além das vantagens existentes nesse sistema ele também possui suas desvantagens, como as seguintes:

1. MANUTENÇÃO PERIÓDICA

A limpeza da cisterna deve ser feita periodicamente. Essa limpeza é necessária para não ocorrer a formação de algas no fundo da mesma, ocasionando na contaminação de toda a água, perdendo assim, toda a quantidade reservada naquela cisterna.

Também é preciso realizar uma limpeza em todos os outros equipamentos, que ocorrem em períodos diferentes como por exemplo as calhas e os condutores;

2. QUALIDADE DA ÁGUA VULNERÁVEL

Ao conter água contaminada ou não potável em uma residência pode acontecer de colocar a saúde de pessoas em risco (ameaça à saúde pública), é necessário a previsão do sistema totalmente isolado para que acidentes não ocorram;

Todas as redes de distribuição do sistema interno de aproveitamento de águas pluviais devem ser devidamente identificadas, com instalação de sinalização visual e escrita, e até mesmo com previsão de torneiras lacras ou em alturas que dificultem o acesso a estas.

3. CUSTO DE INVESTIMENTO NA OBRA

O custo de investimento é alto comparado ao sistema convencional uma vez que temos que criar uma rede de distribuição praticamente duplicada na edificação. Outro fator é que o retorno do investimento só ocorre entre 5 a 10 anos depois da obra finalizada, este retorno se dá através da redução de tarifas por conta da economia de água potável.


No entanto, é importante constatar que no mundo a quantidade de água doce disponível para uso é de somente 1%. O sistema de aproveitamento de águas pluviais, por trabalhar de forma ativa na economia dessa água, é de extrema importância ecológica.


Autora: Jessica J. C. Fanti

Coautora: Gabriela Rodrigues


Quer saber mais sobre este assunto?

Curso Aproveitamento de Águas Pluviais




© 2019 by EFCT Cursos e Treinamentos. 

Para notícias e atualizações, assine nossa newsletter hoje

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon