• EFCT Cursos

Engenheiro Civil pode assinar projeto elétrico?

Atualizado: Nov 18

Sim, o engenheiro civil pode realizar e assinar projetos elétricos, mas com algumas condições.


Atualmente, muita coisa ao nosso redor necessita de energia elétrica.


Por isso, os profissionais que se especializam na área têm um campo gigantesco para atuar.

Quando pensamos nesses profissionais, muita gente logo imagina um engenheiro eletricista, não é mesmo?


E de fato, o engenheiro eletricista pode atuar em várias empresas com projetos elétricos para máquinas, criação de células robóticas, automação de sistema, entre outros.


Não é à toa que essa é uma das profissões mais bem pagas do Brasil. Segundo o Guia da Carreira, um engenheiro elétrico tem o salário inicial acima de R$4.000 reais, podendo aumentar conforme o tempo.


Porém, o que muita gente não sabe e outros se questionam, é que o engenheiro eletricista não é o único apto a assinar projetos elétricos.


Engenheiro civil pode fazer projetos elétricos?


Sim, segundo o site Educa + Brasil, os engenheiros civis podem ser responsáveis por projetos elétricos desde que estejam registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e sigam a limitação permitida da qualidade da carga inserida no projeto, ou seja, realizar um projeto até certa quantidade de Kilovolt Ampere (kVA).


Para termos certeza entramos em contato com o CREA-SP no dia 13/08/20 e obtivemos a seguinte resposta:


"Os Engenheiros Civis com atribuições dos artigos 28 e 29 do DECRETO FEDERAL 23569 e ainda os Engenheiros Civis portadores do artigo 7º da Resolução 218/73, possuem atribuições para realizar instalações elétricas de baixa tensão em obras civis de sua autoria e desde que estes sejam responsáveis pelo projeto e execução"


Apesar disso, algumas pessoas discordam, pois acham que um engenheiro civil não é capacitado o bastante para realizar um projeto elétrico.


De fato, ser engenheiro civil, por si só, não te torna capacitado a realizar um projeto elétrico, por isso, a importância de realizar cursos para se especializar na área.


Curso de projetos elétricos para engenheiros civis


Se você é um engenheiro civil e quer se especializar em instalações elétricas, temos um curso ideal para você.


O objetivo é que você saia apto a desenvolver projetos de instalações elétricas de baixa tensão, como residências, comércios e pequenas edificações.


Durante as aulas, desenvolveremos um projeto de instalações elétricas de uma residência de médio padrão, seguindo todas as normas abordadas no curso.


Ficou interessado? Então, confira o curso instalações elétricas residenciais.


780 visualizações

© 2019 by EFCT Cursos e Treinamentos. 

Para notícias e atualizações, assine nossa newsletter hoje

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon