function calcularVolume() { // obter os valores inseridos pelo usuário const consumoDiario = document.getElementById("consumo-diario").value; const populacao = document.getElementById("populacao").value; // calcular o volume do reservatório em metros cúbicos const volume = consumoDiario * 1000 * 1.5 * (populacao / 1000); // exibir o resultado na tela const resultadoElemento = document.getElementById("resultado"); resultadoElemento.innerHTML = `O volume necessário do reservatório é de ${volume.toFixed(2)} metros cúbicos.`; }
top of page
  • Foto do escritorEFCT Cursos

5 principais objetivos da prevenção e combate a incêndio

Toda obra de prevenção e combate a incêndio deve ser pensada com o objetivo de alcançar os itens que falaremos no texto.


Se eu te perguntar quais são os principais objetivos da prevenção e combate a incêndio (PCI), você provavelmente vai me responder o que o próprio nome dessa matéria já diz. Prevenir e combater o incêndio.


Mas como chegar lá?


Para isso, esquematizar quais são os principais objetivos dessa categoria de obra nos ajuda a entender o porquê estamos tomando uma atitude X e não Y.


Antes, é importante definir que a proteção contra incêndio é o conjunto de medidas para a detecção e controle do crescimento desse evento, para que ele em seguida seja contido ou extinto.


Assim, todo sistema de edificação pensando na prevenção e combate a incêndio, deve evitar que o fogo se alastre, protegendo a edificação e a vida.


E isso é importante frisar. Todo sistema de combate a incêndio, de suas normas até a obra é pensada prioritariamente em salvar vidas. E, em segundo plano, proteger o imóvel.


Por isso, como vamos ver nos estudos de PCI, que o mais importante é primeiro evacuar o prédio, mesmo que o fogo continue no imóvel.


Para isso, os engenheiros devem tomar as medidas necessárias para tal. E nesse ramo, separamos as medidas de prevenção e combate a incêndio em dois grandes grupos. As medidas passivas e as medidas ativas.


As ativas são aquelas que abrangem a detecção, alarme e extinção do fogo, tanto de forma automática quanto manual. Nessa lista vamos ter os extintores, alarmes de acionamento de hidrantes, para ativação dos sistemas de sprinklers ou outros equipamentos de funcionamento automática ou manual para proteção ativa dessa edificação. Ele vai agir no foco do incêndio.


Já as medidas passivas são aquelas que buscam controlar os matérias, buscar meios de escapes, compartimentação e proteção da estrutura do edifício. Aqui vão estar a maior parte dos itens de PCI, como os cálculos de saída de emergência, iluminação, sinalização, detecção e etc.


Agora que demos essa introdução, vamos entender quais são os principais objetivos da PCI.


Proteger a vida


Como já falamos anteriormente, tudo no combate e prevenção a incêndio é pensado para em primeiro lugar salvar vidas e evitar tragédias tão conhecidas no imaginário brasileiro como o Edifício Joelma e a Boate Kiss.


Por isso, o primeiro objetivo que destacamos é a proteção a vida dos ocupantes das edificações e das áreas de risco ao redor.


Dificultar a propagação do incêndio


O segundo principal objetivo que destacamos é dificultar o fogo se propague para outros lugares além do foco.


Nesse tópico, além de reduzir os danos ao patrimônio queimado, o objetivo é evitar ao máximo danos ambientais.


Proporcionar meios de controle e extinção do incêndio


Outro objetivos que podemos destacar é que o PCI busca criar as condições para que o fogo seja controlado e extinto.


Nesse ponto, podemos lembrar das medidas passivas e ativas que citamos anteriormente.


Dar condição de acesso ao Corpo de Bombeiros


O Projeto de Combate a Incêndio entende que o fogo não vai ser controlado apenas com a estrutura interna da edificação e que a ação do Corpo de Bombeiros em caso de acidente é essencial.


Por isso, também entra nos objetivos de PCI, a criação de um acesso fácil e rápido às operações dos bombeiros.


Proporcionar a continuidade dos serviços nas edificações e áreas de risco


Até agora, batemos muito na tecla da proteção a vida, como deve ser.


Porém, o PCI também deve ser projetado de forma com que após um incêndio, a edificação possa continuar sendo usada.


Agora que sabemos quais são os principais objetivos da prevenção e combate incêndio, vamos entender como chegamos até lá?


Então confira o texto quais são as principais medidas preventivas de combate a incêndio.



53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen

Beoordeeld met 0 uit 5 sterren.
Nog geen beoordelingen

Opmerkingen zijn uitgezet.
bottom of page