top of page
  • Foto do escritorEFCT Cursos

VÁLVULAS REDUTORAS DE PRESSÃO

Atualizado: 17 de nov. de 2020

VÁLVULAS REDUTORAS DE PRESSÃO


O que é VRP?

As válvulas redutoras de pressão são dispositivos mecânicos que, com a passagem da água, reduzem a pressão através de uma perda de carga.


Quando não há consumo a válvula se fecha, fazendo com que a pressão excessiva não passe para a tubulação a jusante.


Quando utilizar?


Conforme indicado acima, a NBR 5626 (ABNT, 1996) estabelece a pressão de 40 mca como a pressão máxima de operação dos equipamentos hidráulicos. Portanto, em edifícios altos, precisamos utilizar dispositivos redutores de pressão para impedir que estas pressões excessivas cheguem aos equipamentos hidráulicos dos apartamentos.


As válvulas redutoras também são aplicadas em redes de distribuição de água dos municípios e loteamentos tendo com parâmetro a pressão máxima de 50 mca estabelecido em norma especifica.


Problemas causados pela não utilização


A não utilização causa:


Rompimento das tubulações por excesso de pressão

Desgaste prematuro de equipamentos Domésticos

Diminuição da vida útil da instalação


Válvula redutora de pressão de ação direta


Este modelo reduz a pressão para um valor regulado previamente, e esta pressão será constante independente de alteração de vazão.


Válvula redutora de pressão proporcional

Esta válvula não apresenta os sistemas de molas ou parafusos de regulagem. Seu mecanismo é automático e funciona de acordo com o princípio de pascal.


Ela se mantém fechada quando não há consumo, permitindo que a pressão depois do ponto de instalação não fique maior que a permitida por norma.


Válvula redutora de pressão pilotada As Válvulas Redutoras de Pressão Pilotada são dispositivos que reduzem a pressão de entrada a uma pressão de saída constante, independentemente das variações normais de vazão e pressão do sistema. Quando não há consumo, a válvula se fecha.


Quer Saber mais? veja o vídeo abaixo:




 


863 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page