top of page
  • Foto do escritorEFCT Cursos

Vale a Pena Instalar Multicamadas para Gás?

Atualizado: 17 de nov. de 2020

Todos Sabemos que brasileiro demora um pouco para aceitar novas tecnologias, principalmente quando se trata do setor da construção civil, mas até que ponto está rejeição inicial pode ser levada?


No mundo das instalações prediais de gás as grandes construtoras tendem a integrar rapidamente novas tecnologias se representar uma redução no custo do material ou mão de obra, mas estas tecnologias demoram a chegar ao consumidor final, com o sistema de instalação de gás em multicamadas não é diferente!


As multicamadas estão no mercado brasileiro há anos, mas demora a chegar em imóveis residenciais, e isso se deve principalmente pela falta de mão de obra e por falta de conhecimento sobre o produto e suas vantagens!


Neste post vamos quebrar a principal das barreiras, que é á do Preço!


Como existem muitos instaladores de tubulação de Cobre, acaba que a concorrência diminui o valor da mão de obra, no Multicamadas ainda não tem concorrência, poucos instaladores trabalham com este material e isso eleva o valor cobrado, mas não tem justificativa, uma vez que é muito mais fácil de se executar uma instalação com Multicamadas se comparado com o Cobre.


Para se executar instalação com Cobre você tem que saber executar uma solda por capilaridade, precisa instalar uma conexão a cada curva que representam dois pontos de solda, se o trecho do tubo passar de 2,50m precisa fazer uma nova solda e isso representa muito trabalho para quem executa corretamente, além de serem pontos de possíveis vazamentos.


Com o Multicamadas você elimina emendas de tubo, uma vez que o material vem em bobinas de 50m ou 100 m, elimina conexões nas curvas pois o material é "flexível", e as conexões existentes são feitas por compressão utilizando um alicate próprio.


O tempo gasto para se executar a instalação é muito menor e com menos pontos de vazamentos na rede.


E quanto ao preço do material?


Em uma breve busca de valores para uma pequena instalação de gás residencial, contendo 2 pontos de consumo (aquecedor e fogão) com 3,00m de tubo de 15mm/ 16mm e 2,00m de tubo de 22mm/26mm, com as conexões, deparamos com um valor 52% maior par aos tubos de Cobre (cotação feita em sites especializados)!


Então qual a dificuldade de se adotar o Multicamadas no lugar do Cobre para instalações de gás?


Em nossa visão, a barreira ainda é cultural e também pala falta de divulgação das vantagens deste material, mas começaremos uma série de posts e conteúdos visando orientar o consumidor sobre as suas vantagens.


Também trabalharemos para capacitar a mão de obra com intuito de reduzir o valore cobrado pelos instaladores, derrubando mais uma das barreiras de entrada deste produto.


Comente, deixe sua opinião sobre o assunto!

Compartilhe este POST!



Quer aprender mais sobre instalações de gás?






273 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page