top of page
  • Foto do escritorEFCT Cursos

O que é NR 23?

Se você trabalha com prevenção ou combate a incêndio, a NR 23 precisa estar na ponta da sua língua, afinal, ela te guiará no exercício das suas atividades.


Todos já sabemos o perigo que um incêndio pode causar e, por isso, é fácil compreender a importância do combate a incêndio.


Apesar disso, são muitas as empresas que insistem em não seguir as medidas necessárias para garantir a proteção das pessoas.


A Norma Regulamentadora 23 é a que age para que isso não seja um problema.


O que é a NR 23?


Essa é uma norma regulamentadora obrigatória desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Ela foca em garantir saúde e segurança dos trabalhadores de empresas e indústrias.


É de extrema importância ressaltar que para seu projeto ser desenvolvido de forma segura e correta, além da NR 23, é necessário que você verifique quais são as normas do seu estado.


A norma dita que todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção e combate a incêndio.


A edificação precisa possuir dispositivos, que sejam proporcionais à capacidade de pessoas e tamanho do local, de combate a incêndio como:

  • Saídas de emergência;

  • Sinalização e alarmes;

  • Corredores largos;

  • Portas corta-fogo;

Além disso, é necessário que os funcionários da construção recebam um treinamento, tanto para aprender a manusear os equipamentos de combate ao fogo, como também para aprender os procedimentos de uma evacuação segura.


Caso essas normas não venham a ser seguidas, a empresa/indústria em questão tem que lidar com aplicação de penalidades previstas pela legislação pertinente.


Qual foi a última vez que a NR 23 foi atualizada?


As normas de combate a incêndio estão sempre mudando, ou seja, é preciso estar sempre atento para que seu projeto seja feito da maneira correta.


A última atualização da NR 23 ocorreu no ano de 2011.


Essa era uma mudança necessária há muito tempo. Afinal, antes da reforma, essa era uma norma que contradizia as legislações estaduais.


Quer saber mais sobre combate a incêndio? Confira nosso curso.


58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page